sábado, dezembro 18, 2010

A propósito da Imagiologia
É caso para dizer que Wilhelm Conrad Röntgen não antevia o impacto da radiação na Medicina…
Imagem de 3D4Medical

4 comentários:

  1. Tanto antevia que durante meses dormiu no laboratório, e sabendo tão grande era a descoberta a primeira radiografia que fez foi a sua mulher, para o segredo ficar bem guardado. Enganam-se aqueles que afirmam ter sido por acaso tão grande descoberta. E qual era esse segredo? A partir daí não iriam mais os corpos ser opacos. O corpo agora era transparente? Não conhecemos mais do corpo hoje, conhecemos , apenas,melhor! xi...que lençol

    ResponderEliminar
  2. e em tantos outros domínios. ainda no outro dia aprendi num documentário de arqueologia marítima que é meio imprescndível para o restauro de peças afundadas, cuja deterioração impedem, a olho nu, perceber sequer o desenho/os contornos do desenho que peças de metal tinham e que, através do raio-x, passam a ser perfeitamente detectáveis - e, como tal, tal dentista a olhar para a radiografia do dente orientam o técnico de restauro.

    a propósito da imagem, partilho consigo que adquiri, assim em jeito de auto prenda de natal, o 'portraits of the mind' de carl schoonover (via amazon). para quem acredita em Deus, é prova. para quem acredita na Mãe Natureza, é mais uma demonstração. para quem goste de polemizar com 'arte imita a vida, vida imita a arte', cala os segundos, dá força aos primeiros. pelo menos, comprova que o artista se esforça por imitar a vida, mas com piores resultados.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Sem-se-ver
    Obrigada pela partilha do documentário. Arqueologia marítima é um mundo, quanto às técnicas, os Ultra Sons do Jobin Strutt dariam, também, muito que falar! Este Portraits of the Mind já me passou várias vezes pelos olhos… Parece-me sugestivo. Porém não sou crente nesse deus (prova, mas que prova?! as petições de princípio são sempre uma alerta…). Para as questões, a propósito "da" arte deixo como sugestão (disponível na Amazon): An Introduction to the Philosophy of Art do Richard Eldridge…

    O meu abraço :)

    ResponderEliminar
  4. CS,
    Sim, creio que aquilo que se sabe hoje é devido às cartas de Anna Bertha… Dada a altura, não parece estranho que o Röntgen tenha pedido para se destruir a sua documentação. Falar do não imaginar o impacto na medicina é ter em mente a Angiografia de Egas Moniz e Microangiografia de Ayres de Sousa… É claro que temos de ver o lado positivo e negativo… Porém, penso que não imaginaria a abissal discussão a propósito de radiações ionizantes e não ionizantes (entre outras, a problemática do liquido de contraste, etc.)!!!

    Boa continuação :) (Já penso na Regueifa...).

    ResponderEliminar