sexta-feira, junho 12, 2009

Permutar o impermutável:


«Todos temos (além da mãe) um grande número de amigos e conhecidos comuns que não são crianças» ( Rilke, R. M. (2008). Histórias do Bom Deus (1ª ed., Filipe, S., Trad). Vila Nova de Famalicão: Edições Quasi. P.17). Em mim, são ruas, pensamentos e vozes confusas entre o “consciente” e “inconsciente”..expressões de um olhar longínquo que está presente – voz que abandona este mesmo corpo. « Isto faz-me pensar numa certa rapariga jovem. Pode dizer-se que nos primeiros dezassete anos da sua serena vida apenas olhou. Os seus olhos eram tão grandes e tão autónomos, que eles próprios consumiam o que percepcionavam, e a vida prosseguia por todo o corpo do jovem ser, independente deles, todo o peso do exterior caiu no coração obscurecido; e, a cada dia, esse peso se despenhava com tal ímpeto naqueles olhos abruptos e profundos, que no peito estreito o coração se quebrava como um vidro. Então a jovem rapariga empalideceu, começou a adoecer, a isolar-se para reflectir e por fim, por si própria, procurou aquela tranquilidade em que provavelmente os pensamentos já não são perturbados». ( Ibidem, P.43).

Imagem disponível em: http://farm4.static.flickr.com/3334/3331113520_38b21d8204.jpg.

5 comentários:

  1. bem miga.... de quem estarás a falar???

    lol

    não sei se já encontrou a calma, mas espero que para lá caminhe e depressa.

    Quanto ao ser observadora expectante acho que será a vida inteira:)

    life is a mistery and we love to think

    ResponderEliminar
  2. A fala - fala em mim...para lá do pensar...you know - you feel..

    ResponderEliminar
  3. Eu pergunto-me quantas raparigas estarão doentes, caídas em si, neste preciso momento, à espera que o pensamento brote e encaixe num mundo bem real repleto de fantasias?

    Quantas e quantas de nós, meras réplicas sensíveis que pensamos ser diferentes por ousarmos pensar???

    bjinhos linda... ultimamente só nos dá pra isto lol

    ResponderEliminar
  4. OH MON DIEU!! Mas q raio é q andas a ler?? irra, põe-t mas é a ler o Pato Donald (q faz anos!!) e deixa-t dessas mariquices!!

    ResponderEliminar