sexta-feira, julho 03, 2009

Coimbra dos "Doutores":
A tarde começou mal - o caro Senhor Y responsável por não sei quantos cargos no país apresentou-se do seguinte modo: "Boa tarde Eu Sou o Doutor Y...e aí a "soutora" o que é que faz?!". É verdade: torci-me de riso (coitada de mim)! De qualquer modo, não alimento, "abato" e repugno este tipo de abordagem. Ao longo da minha formação base foi escassa a vez que me dirigi a um Docente através do termo: Doutor (a não ser quando era sarcástica - risos)... O termo latino doctoris parece "designar" aquele que ensina (o mestre), mas, neste país, continua a existir a necessidade de uma "auto-afirmação" através de uma "estrutura identitária" parecida com: "Eu Sou o Doutor X"!!! O "grau", o "título", a "denominação honorífica" após a conclusão do curso de Doutoramento vem apenas atestar o final de uma distinta fase académica. Por isto, com toda a admiração, envio a minha palavra ao Professor/a X ou, na melhor das hipótese, ao Caro/a Professor/a Doutor/a X (aquando não é Professor/a endereço-me ao seu primeiro nome que, por sua vez, terminou o curso de Doutoramento - respectivo a uma determinada "hierarquia académica"). (A tarde acabou bem, após lhe dizer : O meu nome é A, formei-me na instituição B, penso C , quero fazer D e, com a sua aprovação, mostrar-lhe-ei E)...Oh "soutor" tanta conversa - em Coimbra é-se Doutor logo no segundo de Faculdade..

Sem comentários:

Enviar um comentário