terça-feira, abril 14, 2009

Cohen: “Canções” ou algo mais?

“Nossa Senhora da Solidão

Ao longo de todo o Verão ela tocou-me.
Ela concentrou-se na minha alma.
De muitos espinhos, de muitos bosques,
os seus dedos como uma tecedeira, rápidos e frios.

E a luz vinha do seu corpo.
E a noite passava através da sua graça.
Durante todo o Verão ela tocou-me,
e conheci-a. Conhecia face a face.

O seu vestido era azul e prateado,
as suas palavras eram poucas e curtas.
Ela é o vaso do mundo inteiro.
Amante, amante de nós todos.

Cara Senhora, Rainha da Solidão,
agradeço-te do fundo do coração,
por me guardares tão perto de ti
enquanto tantos andam afastados.

E a luz vinha do seu corpo.
E a noite passava através da graça.
Durante todo o Verão ela tocou-me,
E conheci-a. Conheci-a face a face".

Cohen, L. (1985). 59 Canções de Amor e Ódio e Um Poema Sobre Portugal (Marques, J. A. Trad.). Coimbra: Fenda/Centelha. P.115.

Sem comentários:

Enviar um comentário