quinta-feira, abril 30, 2009
quarta-feira, abril 29, 2009
2- Sinta-se preocupado quando decidir comer um “bolinho” durante a tarde e não queimar a quantidade exorbitante de calorias que adquiriu (a glicose + a insulina irão levar à adipose)…
3- A cenoura não faz bem aos olhos pela vitamina A (risos)! A cenoura é rica, sim, em betacaroteno (que permite adquirir em pequenas quantidades vitamina A)..
4- Beba um copo de água ao acordar.
5- Aquilo que pôs o modelo biomédico em “maus lençóis” foi o facto de estar tão centrado no órgão que se esqueceu que ele não respondia..
segunda-feira, abril 27, 2009
domingo, abril 26, 2009
sexta-feira, abril 24, 2009
quinta-feira, abril 23, 2009
terça-feira, abril 21, 2009
Já pensou como pode saber se o seu "microondas" está devidamente "blindado" em relação às radiações?! Simples...É só abrir o "microondas" deixar lá dentro um telemóvel e "fechar a porta". Tente ligar para "ele" de outro dispositivo móvel.. Se conseguir estabelecer a ligação pode ter a certeza que o "microondas" não está devidamente isolado. Hoje pode rir, amanhã...
segunda-feira, abril 20, 2009
domingo, abril 19, 2009
“A água e a saúde da população são duas coisas inseparáveis. A disponibilidade de água de qualidade é condição indispensável para a própria vida e, mais do que qualquer outro factor, a qualidade da água condiciona a qualidade de vida”. (OPAS/OMS – Água e Saúde, Washinton, D. C., 1998). Já se perguntou pela actual situação da água no mundo? Na África onze países já não têm água e, no Médio Oriente, nove. O que fazer?
Todos nós contribuímos a cada dia para os efeitos da poluição, os quais contribuem para a assimetria da distribuição da riqueza mundial, aumentando também o subdesenvolvimento e a fome. Neste quadro global é preciso pensar na minimização dos problemas ambientais, é urgente avaliar os impactos ambientais, é urgente a avaliação de risco, é urgente a saúde ambiental, é urgente o princípio da prevenção e precaução...é urgente! Tenho ainda algumas reservas relativamente ao que se possa entender por “engenharia do ambiente”, no entanto, precisamos de alguém que saiba fazer a leitura do cruzamento entre os Indicadores Ambientais com possível impacto na saúde e, os Indicadores de Saúde com possível causal ambiental.
“Dia 25 - Sócrates vai responder em directo a perguntas da população na internet - Qualquer pessoa pode enviar a partir de hoje perguntas a José Sócrates, dez das quais serão respondidas em directo no próximo dia 25 no site de apoio ao secretário-geral do PS, divulgou fonte do partido” (in, http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=132653). Que população será? Esperemos que 10 “amigos” não se lembrem também de fazer 10 perguntas... Porquê no dia 25 de Abril?
sábado, abril 18, 2009
Não sei quais foram as intenções das mais recentes palavras de M. F. Leite: “a independência do poder judicial e da investigação”. Ainda assim, parece-me importante que o tenha dito...pequenas passagens, mas enfim... (veja-se em: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1375115). No que diz respeito à comunicação social, não confundamos "revistinhas cor-de-rosa" com o bom trabalho de alguns jornalistas, que infelizmente são sofredores pelo trabalho feito e manchado no momento da edição!
sexta-feira, abril 17, 2009
quinta-feira, abril 16, 2009
ZzZzZzZzZz___________________Prião__________________GP120___________________________________ZzZzZzZzZzZzZzZzZzZz_____________________________________________________________________________________ZzZzZzZzZzZzZzZzZzZ________Bactérias e Resistências __________________Puff_________Piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii..................
quarta-feira, abril 15, 2009
1- Aldrina
2- Clordano
3- DDT
4- Dieldrina
5- Endrina
6- Heptacloro
7- Hexaclorobenzeno
8- Mirex
9- PCB
10- Dioxinas
11- Furanos
12- Toxafeno
Quantos ainda serão usados em Portugal?(hmmm perguntem ao Ministério da Agricultura).
terça-feira, abril 14, 2009
Ao longo de todo o Verão ela tocou-me.
Ela concentrou-se na minha alma.
De muitos espinhos, de muitos bosques,
os seus dedos como uma tecedeira, rápidos e frios.
E a luz vinha do seu corpo.
E a noite passava através da sua graça.
Durante todo o Verão ela tocou-me,
e conheci-a. Conhecia face a face.
O seu vestido era azul e prateado,
as suas palavras eram poucas e curtas.
Ela é o vaso do mundo inteiro.
Amante, amante de nós todos.
Cara Senhora, Rainha da Solidão,
agradeço-te do fundo do coração,
por me guardares tão perto de ti
enquanto tantos andam afastados.
E a luz vinha do seu corpo.
E a noite passava através da graça.
Durante todo o Verão ela tocou-me,
E conheci-a. Conheci-a face a face".
Cohen, L. (1985). 59 Canções de Amor e Ódio e Um Poema Sobre Portugal (Marques, J. A. Trad.). Coimbra: Fenda/Centelha. P.115.
segunda-feira, abril 13, 2009
Oxalá soubesse que as palavras me iam correr pelas veias como aquele livro me percorreu cada retalho do corpo. Oxalá soubesse que o timbre me ia acompanhar como a sensibilidade me ilustrou a sonoridade. Oxalá consiga mexer-me no meio dos “escombros” que “face-a-face” foste “desconstruindo” …
domingo, abril 12, 2009
sábado, abril 11, 2009
“Porque estavam em casa” parece ser a justificação daquilo que considero um mau “argumento”. Movi-me até à sala de cinema com o pensamento de que poderia encontrar ali algo especial…Sai com a sensação de “assalto” (risos). 1- Com o desenvolver do filme lá se entende que ainda antes de o filme começar Kristen McKay (Liv Tailer) já tinha recusado o pedido de casamento de James (Scott Speedman), sim, isto seria o início de umas férias (de um suposto) casal. 2- Não há qualquer desenvolvimento de história e relação às personagens. 3- O filme não realça o teor “psicótico” dos tais “estranhos”, porque parecem apenas brincadeiras "fantasmáticas". 4- O final do filme nem merece comentários. Salvaguardo a musicalidade: Joanna Newsom - The Sprout And the Bean/ Gillian Welch: My first lover…
sexta-feira, abril 10, 2009
quarta-feira, abril 08, 2009
Há, aliás, um sinal claro desta evolução: a filosofia tende a tornar-se apanágio dos universitários. É certo que os filósofos entre nós foram sempre professores. Mas outrora procurava-se levar os alunos a tomar consciência dos problemas, deixando-lhes o cuidado de eles próprios os resolverem. Hoje tranquilizam-nos. O filósofo técnico sabe, e diz o que sabe. A verdade aí está, imediata, separada das suas determinações anteriores. Ou, mais precisamente: ela dá-se de uma só vez no presente, como se entre o momento presente e o momento passado houvesse um verdadeiro corte. Um corte que não se explica, mas que se verifica".
Althusser, Barthes, Derrida, Foucault, Lacan, Lévi-Strauss, Sartre, Sebag e outros / selecção e introd. de Eduardo Prado Coelho(1944-2004). Estruturalismo: antologia de textos teóricos (Colares, M. E. R., Rosa, A. R., Coelho, E. P., Trad.). Lisboa: Portugália Editora. Pp.135-137.
terça-feira, abril 07, 2009
segunda-feira, abril 06, 2009
Medicina Preventiva 1
Medicina Preventiva 2
Medicina Preventiva em Saúde Materno-Fetal
Níveis de Prevenção e Estratégias
Placa Bateria e Prevenção de doenças Orais
Prevenção do Cancro do Colo do Útero
Prevenção das Doenças Cardiovasculares
Prevenção do Cancro da Mama
Problemas ligados ao álcool.
domingo, abril 05, 2009
sábado, abril 04, 2009
É por isto, que precisamos de uma estratégia populacional preventiva (sim, porque as estratégias de alto risco numa situação destas não funcionam). Justificando e lembrando a algumas pessoas, a prevenção poderá: a) promover o crescimento, desenvolvimento e resistência à doença; b) o impedir o início da doença; c) retardar o progresso da doença; d) reduzir a incapacidade e dependência. Noutro ponto de vista, a par da medicina preventiva são precisas pessoas capazes de lidar com situações de “pânico” e que saibam actuar nos determinantes sociais. E mais não digo…
sexta-feira, abril 03, 2009
quinta-feira, abril 02, 2009
quarta-feira, abril 01, 2009
Estava a ouvir a Maria de Belém (na Sic Noticias salvo erro) sobre o “Caso Freeport”… Não podia estar mais de acordo. Quer dizer, faz-se uma acusação gravíssima e quem a faz não tem obrigação de prová-la!? Em Portugal não se “analisa” nada. Tem-se uma cambada de (desculpem o termo) “palhaços” des-instruídos que são “fanáticos” por alguns interesses que não políticos.. Aliás a formação política deve estar tão perto quanto a percentagem de licenciaturas falsas em Portugal…