quarta-feira, novembro 24, 2010

A Propósito de um Raminho de alecrim
Dia de Greve Geral e as breves páginas, as da «Memética», gritavam no meu pensamento. Não era a tese do Dawkins (sobre a aptidão dos genes) que me estava a incomodar, mas, sim, o raio da analogia entre os memes e a política: "Na área da política, os memes são o prato nosso de cada dia, alimentando as mentes recetivas de muitos que auferem posição segurança e mordomias compatíveis com a sobrevivência, não a biológica, que se faz a outros níveis, mas a cultural, essência da humanidade. Multiplicam-se e propagam-se com uma virulência tal que faz pensar se não estaremos perante uma "imunodeficiência social" propiciadora da propagação de memes menos benéficos"*. Ao findar do dia concluo que afinal não foi uma Greve Geral, foi apenas a persuasão de uns determinados memes…

*Obrigada, Cardoso, S. M. (2009). Raminho de alecrim. Santa Comba Dão: Mar da Palavra. p.53.

5 comentários:

  1. Uma interessante aplicação do conceito da memética.
    Uma interessante área para ser investigada também na saúde e com ligações interessantes à área do conhecimento e da filosofia

    ResponderEliminar
  2. E eu a pensar que ia deixar o Dawkins na gaveta! Havia de aplicar o conceito também aos fundamentalistas deste país…sou de esquerda não sou fanática! e incomoda-me, mas incomoda-me mesmo, associar esta Greve a uma democracia representativa! Ainda vou investigar, a propósito destes memes, a sua relação com a manipulação mental…

    ResponderEliminar
  3. Gostei do conceito «imunodeficiência social»!
    Um fenómeno que, sobretudo na nossa lusitana sociedade, tende a tornar-se pandemia com origem nas classes políticas, propagada como chuva, inicialmente de "molha tolos", mas que rápidamente se transforma em diluviana.

    ResponderEliminar
  4. Cair em fundamentalismos compara-se às traições de Judas... Mas grave é, quando neste país, se dá como semi vitória sindical a equivalência a uma "democracia representativa".

    ResponderEliminar
  5. Pois, mas... a noética, tem ainda muito poucos praticantes.

    ResponderEliminar