sábado, janeiro 16, 2010

«Médicos do Mundo (MdM) socorre as vítimas do Haiti

Em virtude do violento sismo de Grau 7, que assolou na tarde de 12 de Janeiro o Haiti, a Rede Internacional de Médicos do Mundo mobilizou equipas de saúde para socorrer as vítimas da catástrofe.

O grau de devastação em Port-au-Prince é impressionante. Segundo os observadores no terreno estima-se que cerca de 3 milhões de pessoas foram directamente afectadas pelo terramoto e que haja mais de 100 mil mortos, milhares de feridos e dezenas de edifícios destruídos.

Milhares de pessoas estão desaparecidas e muitas estão presas dentro dos destroços dos edifícios, sem tratamentos ou medicamentos, à espera de assistência médica.

O Haiti é o país mais pobre do Mundo de todo o hemisfério ocidental, com 80 por cento da população a sobreviver com menos de dois dólares por dia. São escassos os recursos naturais e as infra-estruturas sanitárias já eram precárias antes do terramoto. Anualmente, o Haiti sofre as consequências dos sistemas tropicais e furacões que se formam ao largo das Caraíbas.

O terramoto do dia 12 de Janeiro de 2010 provocou destruição de estruturas hospitalares, desconhecendo-se até agora a verdadeira extensão dos danos. Prevê-se que a curto prazo na área de Port-au-Prince milhões de pessoas terão dificuldade de acesso à água potável e saneamento básico, que originará um crescente risco de epidemias. Milhares de pessoas abandonam o Haiti perante a falta de hospitais e socorro.

A informação que se começa a ter do terreno indica que, para além da capital, há cidades limítrofes que também foram atingidas e que estão ainda mais desprovidas de meios de assistência. A assistência humanitária também se tornará crucial a curto prazo.

As delegações da Rede Internacional de Médicos do Mundo, França, Suíça e Canadá já se encontram no terreno e preparam-se para reforçar as suas equipas, que neste momento, integram médicos, cirurgiões, enfermeiros, logísticos, etc. Estão a mobilizar recursos para o envio de 40 toneladas de material (veículos de todo-o-terreno, equipamentos logísticos e médicos).

A delegação portuguesa de MdM irá juntar-se a partir de agora a este empenho da Rede Internacional de MdM, de forma a tornar mais eficiente e rápida a sua intervenção. Integraremos as equipas de avaliação das necessidades, no terreno, assim como mobilizaremos recursos para a constituição de equipas médicas e de enfermagem, que possam reforçar a intervenção a nível da capital e arredores.

Toda a ajuda imediata é fundamental e Médicos do Mundo está preparada para esta intervenção humanitária.

As contribuições podem ser realizadas através do seguinte NIB:

BPI - 0010 0000 4411 088 000 143

Para mais informações, contacte:

Médicos do Mundo

Rosa Pereira - Departamento de Comunicação, Eventos e Marketing

Dr. João Blasques de Oliveira - Director de Assistência Humanitária

Tel. 21.361.95.22 / Tm. 96 38 92 871»

Disponível em: http://www.medicosdomundo.pt/index.jsp?page=news&lang=pt&newsId=523

Sem comentários:

Enviar um comentário