domingo, janeiro 31, 2010
sexta-feira, janeiro 29, 2010
Aglomerado de momentos ridículos…
I – Aquando os meus dedinhos já falavam comigo e o meu Professor de Guitarra Clássica (não digo viola porque o senhor tem um ataque) já só praguejava: "pi…"; "pi…"; "pi…" - decidi falar em "unhas de gel" (resultado PI… PI… PI… PI… PI… PI… PI… PI…).
II – Liguei para Câmara Municipal de Coimbra em vista a obter alguma indicação a propósito de uma proposta: uma senhora nega ter chegado às suas mãos qualquer documento. O sector de correspondência interna vai mais longe: "A CHENHORA PODE SOLETRAR"?!
III – Após ter saído de casa para ir à apresentação de um livro – foi-me negado qualquer evento para o dia de hoje. Porquê?! Porquê?! Porque, inacreditavelmente, não li que era no dia 12.2.10.
IV – Passado um ano de ver os problemas de coluna vertebral (a mãe bla, bla, bla), o médico lembra-se que a tal "má" circulação (localizada em três dedos) pode estar relacionada ao coração…
V – Continuando a saga: Aproveitei para parar no Jumbo (precisava de "fones") – A minha amiga S resolve parar na ZARA – tenho umas "pequenas" grandes dificuldades com lugares muito "lotados" – e desarrumados (já lido muito melhor com muitos tipos de voz – agora entretenho-me a imaginar as pessoas vestidas com o que estão a escolher… riso) sem comentários, vou para o inferno…
Ainda não me consigo concentrar… por isso - um post fútil.
quinta-feira, janeiro 28, 2010
quarta-feira, janeiro 27, 2010
"Chorai, arcadas
Do violoncelo,
Convulsionadas,
Pontes aladas
De pesadelo…"
(Pessanha, C. «Chorai arcadas», in Clepsydra).
Entre o equilíbrio fonético e a expressão sentimental inesperada – um ressoar silencioso da dor e do desejo - nas cordas instrumentais. Camilo Pessanha deixa mais do que ruínas falantes em versos isométricos: uma agitação convulsionada ao desconstruir a composição metafórica… Mistério de associações vibrantes, ao tornar presente, o "ausente": Paul Verlaine.
segunda-feira, janeiro 25, 2010
domingo, janeiro 24, 2010
sábado, janeiro 23, 2010
Assim que «Hillary Clinton pede "condenação internacional" para quem faz ciberataques» (in, http://www.publico.clix.pt/Tecnologia/hillary-cliton-pede-condenacao-internacional-para-quem-faz-ciberataques_1419059 ), o caso da Google tem dado que falar! Chamem-lhe "ciberataques" ou "cyberbullying", mas "a verdade" é que a dimensão do problema vai muito para além destas denominações, para lá da violação da Declaração Universal Dos Direitos Humanos...
Imagem disponível em: http://filipspagnoli.files.wordpress.com/2009/11/obama-in-china-about-human-rights-cartoon.png
sexta-feira, janeiro 22, 2010
quinta-feira, janeiro 21, 2010
quarta-feira, janeiro 20, 2010
terça-feira, janeiro 19, 2010
Escrevinhadas as palavras de Roderick Usher, interrompidas pelo reflexo dum pântano que bem poderia ser a alomorfia de um recanto do "inconsciente" entre cenários "fantasmagóricos". Presença contínua da "morte" do "feminino", ainda que, sobrevivente - como se de "binómios" se tratasse (como a "beleza"/"morte" ou "amor"/"morte") ...
Talvez o temor do invisível...
«Estremeço ao pensar em qualquer, ainda que trivial, incidente que venha a agir sobre esta intolerável agitação da alma. Não sinto, na verdade, nenhuma aversão ao perigo, excepto no seu efeito absoluto - no terror. Neste desalento - nesta condição que mete dó - sinto que chegará mais tarde ou mais cedo o período em que deverei abandonar conjuntamente a vida e a razão, num qualquer embate com esse sinistro fantasma: o MEDO.» (Poe, E. A. (2008). A Queda da Casa de Usher (1ª ed., Gato, V. Trad.). Vila Nova de Famalicão: Edições Quasi. pp. 18-19).
Imagem disponível em: http://www.polyvore.com/cgi/img-set?.out=jpg&id=Egy-0ciE3hG39qhOD1KVhw&size=l
domingo, janeiro 17, 2010
sábado, janeiro 16, 2010
«Médicos do Mundo (MdM) socorre as vítimas do Haiti
Em virtude do violento sismo de Grau 7, que assolou na tarde de 12 de Janeiro o Haiti, a Rede Internacional de Médicos do Mundo mobilizou equipas de saúde para socorrer as vítimas da catástrofe.
O grau de devastação em Port-au-Prince é impressionante. Segundo os observadores no terreno estima-se que cerca de 3 milhões de pessoas foram directamente afectadas pelo terramoto e que haja mais de 100 mil mortos, milhares de feridos e dezenas de edifícios destruídos.
Milhares de pessoas estão desaparecidas e muitas estão presas dentro dos destroços dos edifícios, sem tratamentos ou medicamentos, à espera de assistência médica.
O Haiti é o país mais pobre do Mundo de todo o hemisfério ocidental, com 80 por cento da população a sobreviver com menos de dois dólares por dia. São escassos os recursos naturais e as infra-estruturas sanitárias já eram precárias antes do terramoto. Anualmente, o Haiti sofre as consequências dos sistemas tropicais e furacões que se formam ao largo das Caraíbas.
O terramoto do dia 12 de Janeiro de 2010 provocou destruição de estruturas hospitalares, desconhecendo-se até agora a verdadeira extensão dos danos. Prevê-se que a curto prazo na área de Port-au-Prince milhões de pessoas terão dificuldade de acesso à água potável e saneamento básico, que originará um crescente risco de epidemias. Milhares de pessoas abandonam o Haiti perante a falta de hospitais e socorro.
A informação que se começa a ter do terreno indica que, para além da capital, há cidades limítrofes que também foram atingidas e que estão ainda mais desprovidas de meios de assistência. A assistência humanitária também se tornará crucial a curto prazo.
As delegações da Rede Internacional de Médicos do Mundo, França, Suíça e Canadá já se encontram no terreno e preparam-se para reforçar as suas equipas, que neste momento, integram médicos, cirurgiões, enfermeiros, logísticos, etc. Estão a mobilizar recursos para o envio de 40 toneladas de material (veículos de todo-o-terreno, equipamentos logísticos e médicos).
A delegação portuguesa de MdM irá juntar-se a partir de agora a este empenho da Rede Internacional de MdM, de forma a tornar mais eficiente e rápida a sua intervenção. Integraremos as equipas de avaliação das necessidades, no terreno, assim como mobilizaremos recursos para a constituição de equipas médicas e de enfermagem, que possam reforçar a intervenção a nível da capital e arredores.
Toda a ajuda imediata é fundamental e Médicos do Mundo está preparada para esta intervenção humanitária.
As contribuições podem ser realizadas através do seguinte NIB:
BPI - 0010 0000 4411 088 000 143
Para mais informações, contacte:
Médicos do Mundo
Rosa Pereira - Departamento de Comunicação, Eventos e Marketing
Dr. João Blasques de Oliveira - Director de Assistência Humanitária
Tel. 21.361.95.22 / Tm. 96 38 92 871»
Disponível em: http://www.medicosdomundo.pt/index.jsp?page=news&lang=pt&newsId=523
quinta-feira, janeiro 14, 2010
Afinal era um "móvel de assento" (aquela "cena" com "liberdade de movimentos" dos anos 70).
Imagem disponível em: http://www.stilfetischisten.de/wp-content/uploads/2009/03/pratone-frei_original.jpg
quarta-feira, janeiro 13, 2010
segunda-feira, janeiro 11, 2010
domingo, janeiro 10, 2010
sábado, janeiro 09, 2010
sexta-feira, janeiro 08, 2010
quarta-feira, janeiro 06, 2010
(…)
Estava como novo. Passara um ano sem a minha participação activa. Ninguém dera verdadeiramente por isso" (Lage, J. B. (2007). Sobre a Verdade da Ficção não (ser) verdade - O Pensamento de Derrida e a Ficção. Maia: SerSilito. p.7).
terça-feira, janeiro 05, 2010
Apollo And Daphne de Gian Lorenzo Bernini in: http://en.wikipedia.org/wiki/File:ApolloAndDaphne.JPG