sábado, outubro 24, 2009

Quantos/as leram Caím?

"- E falou Caím com o seu irmão Abel: e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caím contra o seu irmão Abel e o matou.
- E disse o Senhor a Caím: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei: sou guardador do meu irmão?
- E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
- E agora, maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue de teu irmão.
- Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
- Então disse Caím ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
- Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar me matará.
- O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar Caím, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caím, para que o não ferisse qualquer que o achasse" (Almeida, J. F. (1979). A Bíblia Sagrada. Génesis. Cap. IV. Vers. 8-14).
*
"Mas, se houver morte, então darás vida por vida" (ibidem, Êxodo. Cap. XXI. Vers. 23).

Sem comentários:

Enviar um comentário