sexta-feira, outubro 30, 2009

A propósito da escassez dos combustíveis fósseis

Ainda que a disponibilidade do carvão seja superior à do petróleo e, a deste, à do gás natural, será que o pico de Hubbert ainda terá alcance? A previsão de Marion King Hubbert (geofísico que trabalhou para a Shell Oil Company) a par de dois estudos ulteriores (o de Ivanho e o de Campbell), ainda poderá projectar uma escassez do petróleo em 2030? Do gás natural em 2050? E do carvão depois de 2060?

Imagem disponível em: http://resistir.info/peak_oil/imagens/king_hubbert.jpg

quinta-feira, outubro 29, 2009

quarta-feira, outubro 28, 2009

Reprodutividade Técnica?

Walter Benjamin saltou da "estética" para a "crítica" e, da "crítica" para o contra-senso de uma «ideia infinita» que, supostamente, desvelaria a obra de arte. No que diz respeito à fotografia ele sabe que « (...) a natureza que fala a câmara é distinta da que fala o olho (...)». Mas, oh Benjamin, porque é que a percepção das obras de arte está subordinada ao desenvolvimento das técnicas de reprodução?

Fotografia de Francesca Woodman

terça-feira, outubro 27, 2009

Café Interrompido
(Pouco depois de almoço). Estava a beber um café, com uma amiga, num espaço público. Senti uns gritos entre duas mesas atrás... A cara da minha amiga ficou pálida e, quando decidi voltar-me, vi uma rapariga a iniciar uma forte cena de violência - (empurrou a outra rapariga do banco - bateu - bateu - bateu). Resultado: inseri-me no meio para tirar a outra rapariga do chão (que já tinha golpes na cara e pescoço) e ainda saí de lá com sangue..Ora "porra" para isto!

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_Riq4zGb-e6U/SlSwKlYUGeI/AAAAAAAAA0E/BJn46tt_l8s/s320/murro.jpg

STOP

segunda-feira, outubro 26, 2009

Espelhos e paredes:
GESTALTPSYCHOLOGIE?

domingo, outubro 25, 2009

"Over the Rainbow"

sábado, outubro 24, 2009

Quantos/as leram Caím?

"- E falou Caím com o seu irmão Abel: e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caím contra o seu irmão Abel e o matou.
- E disse o Senhor a Caím: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei: sou guardador do meu irmão?
- E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
- E agora, maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue de teu irmão.
- Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
- Então disse Caím ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
- Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar me matará.
- O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar Caím, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caím, para que o não ferisse qualquer que o achasse" (Almeida, J. F. (1979). A Bíblia Sagrada. Génesis. Cap. IV. Vers. 8-14).
*
"Mas, se houver morte, então darás vida por vida" (ibidem, Êxodo. Cap. XXI. Vers. 23).

sexta-feira, outubro 23, 2009

quinta-feira, outubro 22, 2009

Surrealismo:
"O nosso amor não é um amor vulgar.
Tem uma história com a dimensão de milhões de anos.
Possui um futuro que não tem fim.
Possui força e sabedoria.
Apoio e compreensão.
Cresce, aprendendo.
O nosso amor não pertence ao tempo,
ao espaço ou aos fracassos humanos".
1953 - Linda Macfarlane

Vibrio cholerae

Será possível o tratamento através da hidratação e reposição de electrólitos? Desde de 1817 já se verificaram enumeras pandemias de cólera com elevada mortalidade, tornando-se endémica em África, Sudoeste asiático, América do Sul e Central. Ainda que o agente da cólera actue através da água ou alimentos (um bacilo gram-negativo) existem dois serotipos O1 e O139. Ora, no que diz respeito à cólera - 75% dos infectados desenvolvem sintomatologia, dá-se uma incubação de 1- 5 dias e daí decorrem diarreias profusa e aquosa ou desconforto abdominal e diarreia simples/as fezes passam a cinzentas/ o muco está presente nas fezes – "água de arroz"/ vómitos. Todavia, a cólera gravis pode ser mortal em poucas horas se desencadear diarreia 20 l/dia/ taquicardia/ hipotensão e colapso vascular devido à desidratação. Como actuar em casos fulminantes?

terça-feira, outubro 20, 2009

Para lá da medicina psicossomática:
Já lá vai o tempo em que os psiquiatras integravam a equipa: médicos dos doidos. Nos dias de hoje, os "médicos dos doidos" inserem-se dentro da "medicina de ponta". Sim, estes "senhores" alegam tantas "doenças mentais" que acabam por conseguir quase tantas hospitalizações como as que por motivos cardiovasculares. Não se preocupe! Segundo "alguns" psiquiatras, a verdadeira preocupação (profissional e humana) será saber se os problemas psíquicos derivam de uma lesão cerebral ou funcional (vê-se com os anti-depressivos que prescrevem logo na primeira "consulta").
Enfim, voltem os Romanos com a mania, o Antigo Testamento com a punição de Deus, a Idade Média com «possessos do demónio», o Renascimento com a loucura de Shakespeare e, para sempre, a neurose de Freud!

segunda-feira, outubro 19, 2009

Hipócrates dos pré-socráticos?

«As doenças têm uma causa natural e não sobrenatural, causa essa que podemos estudar e compreender» - perto de uma relação ao cosmos, nomos, logos e à physis?

sábado, outubro 17, 2009

"Doenças" Mentais. Haverá alguém que não "seja" doente?

sexta-feira, outubro 16, 2009

Dois "passos" importantes:
1 - Inscrição no consulado virtual: http://www.secomunidades.pt/web/guest/PostosConsulares ;
2 - Cartão Europeu Seguro de Doença - CESD;

quarta-feira, outubro 14, 2009

Um passado, presente:
Composição de suspiros

"Idée de la substitution annonce la charge écrasante de la responsabilité. Si la Subjectivité est vulnérabilité, sensibilité, passivité plus passive que toute passivité, sa responsabilité ne peut être qu'un «s'offrir»" (Plourde, S. (1996). Emmanuel Lévinas. Altérité et Responsabilité. Paris: Les Éditions Du Cerf. p.75).

terça-feira, outubro 13, 2009

A borboleta de Darwin: Xanthopan morgani praedicta

Darwin encontrou a orquídea, mas o "lepidóptero" que a ia conseguir polinizar só apareceu depois!Uma borboleta nocturna. Curioso...

Imagem disponível em: http://www.orchidspecies.com/orphotdir/xanthodom.jpg

segunda-feira, outubro 12, 2009

Transfigurações?
Entre o desperdício de energia e as leis da física:

Se a entropia pode ser uma medida de movimentos aleatórios, como é que os movimentos aleatórios deixam medir a energia que não pode ser transformada em trabalho?

sábado, outubro 10, 2009

Inovação em Portugal: jornal digital sobre impostos

sexta-feira, outubro 09, 2009

Problemas de/no Conhecimento:
Tolerei o "chá" do Teeteto e apareceu, sem pedir permissão, um aroma da definição tradicional de conhecimento: "opinião, verdadeira, justificada". Depois, dei atenção à missa do Weber e, por ali, celebrava-se a vinda do objecto de conhecimento científico apático face a valores humanos. Todavia, como há sempre espaço para a insurreição, o Kuhn apareceu a superar paradigma sob paradigma, abrindo espaço para a cantiga do Lyotard: relativismo cultural. E a pergunta nasce: conhecimento e ciência serão sistemas de ideias socialmente construídas? (cada vez pior)... Ora, mais uma voltinha no carrossel que me permite avistar, de um modo circular: Sokal. A náusea surge e a minha impaciência grita: bem-vindos ao escândalo sobre a sociologia da ciência!
Vou genuflectir-me perante o meu alter-ego, dar-lhe muito, muito mimo..
Imagem disponível em: http://poesiadiaria.files.wordpress.com/2009/04/conhecimento.jpg
Voz e disposição sedutora:

quarta-feira, outubro 07, 2009

Suspensórios provocadores?

Keira Knightley: Chanel's Coco Mademoiselle

Vamos?
The Grapevine/ Casino Royal
TAGV - 8.10.09 - 21:30

terça-feira, outubro 06, 2009

segunda-feira, outubro 05, 2009

B. Pascal,
Porquê pensar com o espírito geométrico ou com o espírito intuitivo? Não permitem ambos lidar com a abstracção?!

domingo, outubro 04, 2009

Escrever com as «vísceras»:

Camilo José Cela diria: "Escrever não é fácil ou difícil, mas possível ou impossível". Na impossibilidade direi: um dia ainda vou saber escrever com as «vísceras». Para lá da cavidade torácica e abdominal, estas «vísceras» transportam uma natureza diferente. É uma natureza estranha e turva, florescendo a cada momento, com as tábuas de argila encontradas no templo de Uruk (3200 a. C.). É uma natureza portadora da reacção tipo ácido-base que se desvela no velar da mensagem, velada pela «escrita dos deuses». É com estas «vísceras» que quero escrever, como se de um phármakon se tratasse...

Imagem disponível em: http://media.photobucket.com/image/escrever%20com%20as%20v%2525C3%2525ADsceras/hormoniosas/EscreverLuisPedro.jpg