segunda-feira, agosto 31, 2009
domingo, agosto 30, 2009
sexta-feira, agosto 28, 2009
Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Hygeia_Musei_Capitolini_MC1099.jpg
quinta-feira, agosto 27, 2009
segunda-feira, agosto 24, 2009
Entre o evolucionismo e o transformismo, em torno duma «luta pela existência», lá se ultrapassou um falso poder da Igreja (afinal parece que o "processo" não é estático e as espécies não são definitivamente as mesmas)...Mas acredita que as gerações futuras seguirão o exemplo da nossa? Acredita que o paradigma da transformação natural não muda?
Imagem disponível em: http://www.lepanto.com.br/Imagens/wDarwin1a.gif
domingo, agosto 23, 2009
sábado, agosto 22, 2009
quinta-feira, agosto 20, 2009
terça-feira, agosto 18, 2009
segunda-feira, agosto 17, 2009
domingo, agosto 16, 2009
É uma doença de declaração obrigatória e a intervenção é mais técnica do que médica... Esconde-se nos ecossistemas naturais, a bactéria do tipo Legionella tende a crescer nos biofilmes e nos sedimentos existentes, nas superfícies dos lagos, rios e ribeiros. É tenebrosa, consegue desenvolver-se numa temperatura ideal entre os 20° e 50°C, permitindo dois tipos de doença: I – Doença do Legionário (com uma incidência entre 1-5% - afecta diversos órgãos); II – Doença de Pontiac (com uma incidência à volta de 95%). Percebem agora a importância da Carta de Bono? Visa, não só, assegurar a boa qualidade da água de consumo, como também pretende actuar na vigilância de redes em edificações degradadas, elaborando medidas de prevenção. Ora, isto tudo teria tradução num controlo de risco nas redes, por um lado na manutenção (ou seja, na temperatura, no cloro residual livre, na limpeza e desinfecção de acessórios, na inspecção de bons elementos), por outro, na desinfecção (química, térmica, ozono)..
Imagem disponível em: http://bioinfo.bact.wisc.edu/themicrobialworld/Legionella.jpg
sábado, agosto 15, 2009
sexta-feira, agosto 14, 2009
quinta-feira, agosto 13, 2009
Ainda não aprendi a escrever (também é verdade) segundo o Novo Acordo Ortográfico. Mas, pensando melhor, o Ministério diz que o Novo Acordo vai continuar transitório este ano lectivo (2009/2010). Isto sim, é um "ATO" de coragem.
Imagem disponível em: http://vialatina.files.wordpress.com/2009/04/acordo_ortografico_tdg1.jpg
terça-feira, agosto 11, 2009
Não penso tudo o que digo, não digo tudo o que penso. E, quando me pergunto se sobre "isto" deverei continuar a pensar "ela" invade-me:
"Esta indecidibilidade própria da palavra como escrita é, aliás, a condição da própria desconstrução: ao mesmo tempo como condição de possibilidade e como destino. A desconstrução é a este preço, declara Derrida: constacta-se nela um poder, uma possibilidade e um limite; mas, este limite, esta finitude dá o poder e faz pensar, obriga a pensar e escrever ligando a memória da língua, a imemorialidade da sua memória ao porvir ou, por outras palavras, abre o porvir a partir da ficcionalidade (...)" (Derrida, J. (1995). O Outro Cabo (Bernardo, F. Trad. e Intro.). Coimbra: Reitoria da Universidade de Coimbra – A Mar Arte. P. 15).
Vejo-me ali a flutuar com a indecidibilidade na desconstrução de um destino. E, sem perceber porquê, pergunto-me: para que "Cabo" me levas "Tu"?
Imagem disponível em: http://nocturnocomgatos.weblog.com.pt/arquivo/David%20Ho-3.jpg