quarta-feira, maio 06, 2009

Sempre que "o" tento ler (de novo) sinto-me "embriagada":

"A diferença dos sexos não é a diferença de duas ou de várias coisas sendo que cada uma subsistiria para si própria enquanto «uma» (um sexo): não é nem como uma diferença de espécies, nem como uma diferença de indivíduos, nem como uma diferença de natureza, nem como uma diferença de grau. É a diferença do sexo no sentido em que este difere de si. O sexo é, para todo o/vivo sexuado e para todos os efeitos, o ente diferenciando-se/diferindo-se (différant): diferenciando-se no sentido em que se diferencia segundos os gradientes múltiplos e os devires misturados que se denotam «masculino/feminino, homo/hetero, activo/passivo, etc.», e diferindo-se no sentido em que a espécie multiplica infinitamente nele as singularidades dos seus «representantes».
O que é preciso dizer, portanto, é que não há diferença dos sexos, mas que há, primeiro, e sempre, o sexo diferenciando-se/diferindo-se".
Nancy, J. L. (2008). O «Há» da Relação Sexual (Eiras, P. Trad. e Notas). Quasi Edições: Vila Nova de Famalicão. Pp. 35-36.

Sem comentários:

Enviar um comentário