quinta-feira, março 19, 2009

Sonhando entre as ruas de olhos abertos com um “mal-estar” que não me sai do corpo:

Por todo lado consigo ouvir falar (por exemplo) das recentes declarações do Papa (mas qual é a admiração perante alguém que serviu o exército nazi - serviço militar obrigatório - claro) … Não fiquei "presa" nesses comentários e continuei a deambular por ai…tenho-me ocupado em tentar perceber porque é que “a filosofia” (enquanto disciplina ou “filosofias” enquanto "pensamentos") não é aceite (ou não são aceites) pela maior parte das áreas do conhecimento?! Também observo que a maior parte das pessoas que diz “gostar de filosofia” confunde "filosofia" com "esoterismo"! Conclusão: estou duplamente irritada. Aliás, mais do que isso, porque há indivíduos e indivíduas que têm responsabilidades enquanto docentes (principalmente no ensino superior) e apenas se limitam a gerir o cargo que já têm… De quem é a culpa? Dos alunos que estudam pouco e por consequência disso têm poucos conhecimentos e depois não aguentam a "discriminação" de um determinado sector? Da "sociedade" (portuguesa) que continua longe do "fenómeno" da cultura mundial? Ou, daqueles professores que apenas falam para o seu "clã"? Daqueles professores, que não ousam expor-se perante outros "modelos de conhecimento" porque isso afinal dá muito trabalho? Ou, por fim, daqueles professores, que contribuem a cada minuto que passa para o “snobismo” de uma instituição alimentada pelo princípio da hierarquia?!

Sem comentários:

Enviar um comentário