terça-feira, setembro 28, 2010

Sabem porquê?
(Falta de financiamento!)
«"O Presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Norte I.P. (ARS Norte I.P.) deslocou-se pela primeira vez aos Laboratórios de Saúde Pública de Bragança e Vila Real, não para os felicitar pela Certificação de Qualidade pela ISO 9001, entretanto renovada, ou mesmo pela acreditação de parâmetros analíticos de química de águas, também conseguidos pela ISO 17025, mas sim para informar de viva voz e sem deixar qualquer comunicação escrita sua ou do órgão colegial a que preside, de encerramento irreversível dos citados Laboratórios", denunciam em comunicado (…)»
Acedido em 28 de Setembro de 2010, em:
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Bragan%25E7a&Concelho=Bragan%25E7a&Option=Interior&content_id=1639863 .

6 comentários:

  1. Jeune
    que sentido faz existir um Laboratório em Bragança e um em Vila Real?
    Se calhar só faz mesmo sentido existir no Porto. O grande erro é terem aberto, agora as pessoas ficam sem emprego. é essa a preocupação e não a Saúde Pública.. A quantidade de Serviços, Institutos, Politécnicos que existem em Portugal é uma vergonha.
    Qto a creditar com uma ISO cheia de digitos ou as velhinhas 9001, elas em Portugal são assim mais ou menos feitas entre amigos. Que entidade creditou?
    Desculpe , devo estar num mau dia, mas estas noticias sempre as achei um pouco guerrilheiras.

    :(

    ResponderEliminar
  2. Olá, CS,
    (A licenciatura em Medicina Veterinária não existe na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro por mero acaso…). Já Adão Silva (do PSD) em Junho falava desta possibilidade (e tem de se dizer que ele perguntou à Ana Jorge pelo destino destes funcionários). Após a criação do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES), pergunte-se quantos médicos especialistas em SP existem entre Bragança -Macedo de Cavaleiros e Mirandela. Eu percebo a sua inquietação pelas ISO, mas veja-se a Certificação de Qualidade pela APCER. E, permita-me discordar, mas há graves consequências do ponto de vista da saúde pública (poderei discorrer facilmente a esse propósito, mas parece-me óbvio quando se responder ao número de médicos especialistas…).

    ResponderEliminar
  3. Sem-se-ver,
    Reafirmo o que disse à CS, acrescentando que se trata de uma decisão política, talvez um pouco discriminatória. E, basta ver a estatísticas epidemiológicas pelas bandas! E as incidências (análises comparativas)! Clubes de «fute-política» não é a minha «cena»…

    ResponderEliminar
  4. qualquer instituto, laboratório, entidade, COISA, que tenha certificaçãoes de qualidade não pode ser encerrada, sob pena de, primeiro, desbaratarmos a excelência, segundo, desaproveitarmos capital humano e científico, terceiro, comprometermos o futuro do país, quarto, sermos estúpidos que nem portas.

    ResponderEliminar
  5. Assim vai Portugal,nem perto da abertura à UE...

    ResponderEliminar