quinta-feira, setembro 23, 2010

Como se desfaz o percurso de um docente

8 comentários:

  1. nunca vi. está em exibição?

    (como se desfaz o percurso de um docente: espetando-lhe com 6 turmas no horário)


    (aos 51 anos)


    (o máximo que tive foram 5, qd era gaiata de 26 ou 27 anos cheia de energia, e à época as aulas eram de 50', e mesmo assim 'morria')

    sim, estou exausta, ainda bem que chegou o fds.

    (eu sei que há uma vantagem: a minha voz, já grave de si mesma, ao enrouquecer fica - dizem - ainda mais sensual. mas, sinceramente? dispensava :-)

    ResponderEliminar
  2. Não, creio que o filme é (uma biografia de David Gale) de 2003/2004. Muito para lá da influência argumentativa de P. Breton em Alan Parker. Portanto, para lá do drama de um docente universitário contra a pena de morte que acaba por ser condenado por um homicídio não cometido… (gosto, especialmente, da Kate Winslet).

    Veja pelo lado positivo: (ao que me "parece") serão menos "6 turmas" assassinadas neste país! Quando chegar à idade de gaiata (agora percebo quando me dizem que com 23 não sou gente), mesmo não tendo em mente, em dia algum, exercer a carreira de docente, falarei da energia…

    Aqui a implicativa dos "timbres" diz que, quanto à voz: gengibre e mel… (risos: «voz sensual»: "presunção e água benta…" – risos).

    ResponderEliminar
  3. calma lá! claro que é gente!! eu já me sentia (e era!) velha aos 19 anos!!!

    :)

    mas, lá está: a idade pesa quanto à energia, física antes de mais, mental muitas vezes também.

    e, por isso, desculpe, não era intenção chamar-lhe criança! (nem sabia a sua idade, aliás). dê pf o desconto de, enfim, ser mais ou menos inevitavelmente que, à medida que o tempo passa, aos 30 considerarmos os de 15 uns catraios, aos 40 considerarmos os de 25 uns catraios, aos 50 considerarmos os de 30 uns catraios! (o que é dizer que é óptimo: os com 70 devem achar-me uma catraia também :D

    (mais a sério: é só forma de dizer - naturalmente que com a idade se ganha experiência de vida, mas nem propriamente maturidade - é só olhar pro meu caso!!! essa pode muito bem ser obtida cedo. :-)

    ResponderEliminar
  4. Dia 24.11.09 escrevi pelos recantos deste blog:
    Será possível enunciar, de modo minucioso, as principais alterações do sistema imunoinflamatório com o envelhecimento? Segundo as palavras de Ladislas Robert (1994) o "envelhecimento é a perda progressiva e irreversível da capacidade de adaptação do organismo às condições do ambiente". Esta abordagem será suficiente? Pensando por etapas, primeiro é preciso tentar perceber as alterações ou modificações fenótipas e funcionais dos linfócitos T, linfócitos B e macrófagos. Posteriormente, poderá (ou não) ocorrer uma tradução destas modificações numa maior exposição à vulnerabilidade, um maior risco de contrair infecções e outras incidências. Neste contexto, no decorrer do processo de envelhecimento haverá uma atrofia tímica relacionada à diminuição de funções activas dos linfócitos. Ou seja, as células CD4 +, CD45 RA+ (LT "Naive") acabam por ser substituídas pelas CD45 RA- (LT Memória), permitindo a baixa dos linfócitos T "naives" e aumento dos linfócitos T "clonaux" (penso que seja assim que surge a deficiência da molécula CD28). Assim, talvez se verifique um aumento da apoptose, obstruindo a multiplicação das células originais para a substituição das anteriores. Consequentemente as células do tecido continuarão as mesmas, sem renovação, envelhecidas e, podendo originar a disfunção do sistema imunitário do idoso(a)...

    (e também não estou a chamar-se idosa - risos - estamos "quites")

    ResponderEliminar
  5. ai que a menina é de quimicaaaaa (ou biologia? confesso que me atrapalho um pouco :)

    diria mais: disfunção do sistema imunitário e não só! do sistema todo!!

    (é por essas e por outras que não quero chegar a velha - pois está claro que a menina não me chamou (que querida) idosa, nem tal me conviria...

    (lol)

    (ah, e qt à voz, acentue-se que presunção e água benta só se fosse daqueles - muiiiitos - que o referem! donde... o provérbio fica logo sem efeito.)

    ResponderEliminar
  6. Química?! Biologia?! ("por cristinho")

    (estava a tentar dizer, simpaticamente, que apesar da incontornável deficiência da molécula CD28, está na idade do CHARME)...

    ResponderEliminar
  7. bem, então aquilo tudo é o quê? só um entendido, pensava eu humildemente, me podia inundar com CD4 e CD45, sabendo, claro está, que não se falava da numeração de cd's!!


    (ps: na idade do charme podemos estar em qualquer altura, pois o dito cujo é essência - entre aspas - de uma pessoa que não se afere pela idade da dita cuja)

    ResponderEliminar
  8. Aquilo tudo são breves e "piquenas" (leigas) considerações de imunologia no processo de envelhecimento...(já falei algures pelo blog da minha "paixão" pela "stem cell")...
    Risos.


    (ps: Pois claro! É por isso que a Jeune devasta de tanto charme...risos)

    ResponderEliminar