sábado, setembro 25, 2010

Algumas palavras de Hermann Goering a Leon Goldensohn

Entrevista de 28 de Maio de 1946

(…)

«Mesmo que não sentisse remorsos por exterminar uma raça, o senso comum dita que, na nossa civilização, uma tal coisa é bárbara e seria sujeita a tantas críticas, não só do exterior como de dentro do país, que seria condenada como o maior criminoso da história. Quero que perceba que não sou moralista, embora tenha o meu próprio cavalheirismo. Se eu achasse realmente que matar judeus teria alguma implicação, como ganhar a guerra, não me sentiria muito incomodado. No entanto, foi um acto completamente desprovido de sentido e não bem a quem quer que fosse; deu apenas mau nome à Alemanha. Eu tenho consciência e acho que matar mulheres e crianças apenas porque aconteceu serem vítimas de propaganda histérica de Goebbels não se adequa à conduta de um cavalheiro. Não acho que vou nem para o céu nem para o inferno, quando morrer. Não acredito na Bíblia, nem em muitas das coisas em que as pessoas religiosas crêem. No entanto, venero mulheres e penso que não é nada desportivo matar crianças. É isso que mais me incomoda no extermínio dos judeus».

Goldensohn, L., Gellately, R. (2006). Entrevistas de Nuremberga (Mouta, R., Trad., Almeida, P., Ver.). Lisboa: Tinta-da-China. pp.187 – 188. (Negrito não original).

6 comentários:

  1. nem sou menina de dizer asneiras , mas apetece-me.
    Este exemplar de Humano se estivesse aqui ao meu lado diria: VÁ PARA A POP SEU FDP.

    E pronto mostrei toda a minha indignação.

    Atenção, em nenhuma época estamos livres de ter bárbaros destes, pensantes e bem falantes, á frente do destino de Pessoas e Países.
    Mete medo, porque aqui não é por ignorância.

    :(

    ResponderEliminar
  2. Mas há por aqui pior! Veja-se o Rudolf Hoess (11.4.1946): «...não entendo o que quer dizer com ficar perturbado com estas coisas porque eu, pessoalmente, não assassinei ninguém. Eu era apenas o director do programa de extremínio em Auschwitz».

    Há coisas que nos deixam assim, petrificadas...

    ResponderEliminar
  3. Mas há muito pior ainda. Há o pior criminoso da história do século XX, e desse temo que não reze a história como destes...ou será que sim?

    ResponderEliminar
  4. Referia-me a Estaline...
    Como digo, desse não reza a história
    :-(

    ResponderEliminar
  5. Às vezes penso que o que "delimita" o Estaline de Hitler é a edificação vs "chacina directa", mas no fundo, hodiernamente, convivemos com a presença de ambas as heranças…

    ResponderEliminar