segunda-feira, novembro 30, 2009

"Não posso ser emigrante em Coimbra?"

Porquê falar de Robert Debré?
Porque tornou evidente que não há hereditariedade da tuberculose!
"Superstition"

sábado, novembro 28, 2009

À conversa com Paulo Pedroso

Esta tarde, em debate num Café-Tertúlia em torno de "Políticas Locais de Esquerda" sob a organização do clube política: "Esquerda Presente" (ver em: http://esquerdapresente.blogspot.com), discordei, ao nível das políticas locais, que o objectivo fosse: chegar a uma "auto-governação" (de políticas locais). Todavia, Paulo Pedroso focou a urgência de uma inquietação "cosmopolitana" para um debate democrático contemporâneo. Subscrevo e insiro esta orientação na "luta" a todo e qualquer «futebolismo político», da "esquerda" para a "direita", da "direita" para a "esquerda". Foi ocasião de trazer ao debate contemporâneo, Jacques Derrida, que deixou de modo singular, o rastro de um pensamento a propósito da soberania política, à partida, "assinada" por uma incondicionalidade indivisível de um «bem anipotético»...

sexta-feira, novembro 27, 2009

Desvio alegórico:

Richard Strauss diria: "A luta entre a palavra e a música é o problema presente (...)". Ela pensa: não estás, também, a dissuadir-te da questão-problema?! Desviar (através da luta) a palavra da música, não significará substituir a sensibilidade à reflexão?

quinta-feira, novembro 26, 2009

Semelhante ao jornalismo português:
"Um dos nossos erros mais comuns é tirarmos conclusões a partir de dados insuficientes. Se o primeiro lituano que encontrarmos for irascível, criamos a expectativa de que todos os lituanos serão irascíveis. Quando um navio desaparece no triângulo das Bermudas, os jornais sensacionalistas concluem que o triângulo das Bermudas está assombrado. Esta é a falácia da generalização a partir de informação incompleta" (Weston, A. (2005). A Arte de Argumentar (2ª ed. Murcho, D. Trad.). Lisboa: Publicações Gradiva. p.107).

quarta-feira, novembro 25, 2009

Súplica

Será que algum(a) londrino(a) me quer acolher? (Tirem-me deste país - rápido!)
Edifícios auto-suficientes?

terça-feira, novembro 24, 2009

Mistério da Idade

Será possível enunciar, de modo minucioso, as principais alterações do sistema imunoinflamatório com o envelhecimento? Segundo as palavras de Ladislas Robert (1994) o "envelhecimento é a perda progressiva e irreversível da capacidade de adaptação do organismo às condições do ambiente". Esta abordagem será suficiente? Pensando por etapas, primeiro é preciso tentar perceber as alterações ou modificações fenótipas e funcionais dos linfócitos T, linfócitos B e macrófagos. Posteriormente, poderá (ou não) ocorrer uma tradução destas modificações numa maior exposição à vulnerabilidade, um maior risco de contrair infecções e outras incidências. Neste contexto, no decorrer do processo de envelhecimento haverá uma atrofia tímica relacionada à diminuição de funções activas dos linfócitos. Ou seja, as células CD4 +, CD45 RA+ (LT "Naive") acabam por ser substituídas pelas CD45 RA- (LT Memória), permitindo a baixa dos linfócitos T "naives" e aumento dos linfócitos T "clonaux" (penso que seja assim que surge a deficiência da molécula CD28). Assim, talvez se verifique um aumento da apoptose, obstruindo a multiplicação das células originais para a substituição das anteriores. Consequentemente as células do tecido continuarão as mesmas, sem renovação, envelhecidas e, podendo originar a disfunção do sistema imunitário do idoso(a)...

Imagem disponível em: http://www.baciadasalmas.com/images/2007/bits/safety-last-b.jpg

segunda-feira, novembro 23, 2009

"No one laughs"?

domingo, novembro 22, 2009

Correspondência:
Em plena era da comunicação somos, diariamente, avassalados pelo correio electrónico. Será que o e-mail substitui a a carta? NÃO! Gosto do papel, da caligrafia, do aroma, da forma, do "testemunho físico"... (hmmm ainda penso nos rastos documentais do Antigo Egipto - como será a "história" do futuro?).
Agradecimento e resposta ao desafio do blog: Sustentabilidade É Acção

1 - Eu já "vi" a vida de um amigo ser interrompida;

2 - Eu nunca desisto face à primeira barreira;

3 - Eu sei que "o pensamento filosófico" contribui para o debate contemporâneo;

4 - Eu quero acreditar na redução futura das desigualdades globais;

5 - Eu sonho com descobertas incessantes na astronomia.

sexta-feira, novembro 20, 2009

A rejeição do suicídio

quinta-feira, novembro 19, 2009

"A Origem das Espécies. 150 Anos"

24.11.09 -15h
Mesa-Redonda
Entrada Livre
Sabia que...
A empresa multinacinal da Wal-Mart fundada por Sam Walton não permite que os seus funcionários se sindicalizem?

quarta-feira, novembro 18, 2009

Condillac:
Sensualismo ou empirismo? (Estou cafusa!)

terça-feira, novembro 17, 2009

Francisco Tárrega:
Quem não se lembra da "Gran Vals" (o som padrão da Nokia)? Com dedos desnudados, Francisco Tárrega dançou com o piano, o violino e a viola... Só podia ter acabado a reunir um grupo de extravangantes: Miguel Llobet, Daniel Fortea e Emílio Pujol..

segunda-feira, novembro 16, 2009

Será sustentável?

"Projecções mais recentes aumentam a população mundial no cenário médio para 9191 milhões de pessoas". Dados da United Nations Population Division para 2050.

domingo, novembro 15, 2009

Um olhar que não se afasta:

Em torno de uma «responsabilidade pré originária pelo outro» só me ocorre a decisão vulnerável..

Imagem disponível em: http://www.everydaypeoplecartoons.com/cartoons/112.jpg

sábado, novembro 14, 2009

Intemporal:

Nasceu a 13.11.89: "Uma rádio de palavra" - Rádio Jornal do Centro (RJC). Vinte anos depois, eu conheço ("tão bem") esta história...

sexta-feira, novembro 13, 2009

Alteração climática ou variabilidade climática?
Segundo a Convenção - Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança de Clima (CQNUMC) determina-se a existência de uma alteração climática quando se verifica uma mudança do clima atribuída, directa ou indirectamente, à actividade humana, alterando a composição da atmosfera global. Se a "alteração climática" resulta da actividade humana, então, porquê continuar a rejeitar a concepção de "variabilidade climática" em caso de "mudança" por causas naturais? (ainda não percebi).

quinta-feira, novembro 12, 2009

Movimento contínuo das doenças infecciosas:
A necessidade de actuar sob medidas de controlo das doenças infecciosas persiste! É urgente o apoio para: 1 - O controlo dos reservatórios - a) em animais: a tuberculose bovina, a brucelose, raiva; b) mosquitos: a febre-amarela, a malária; 2 - O controlo nas vias de transmissão - a) controlo da água; b) controlo do lixo; c) pasteurização do leite; 3 - As imunizações - a) activa; b) passiva; 4 - As medidas de isolamento e quarentena; 5 - A vigilância epidemiológica; 6 - A erradicação do microorganismo...

quarta-feira, novembro 11, 2009

Paisagem da "minha janela" (Biblioteca C.)

Foto minha.

terça-feira, novembro 10, 2009

Até quando?

"Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? e vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? e vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?"

(Trad: Almeida, J. F. (1979). A Bíblia Sagrada. «Provérbios de Salomão». Cap. I. Vers. 22)

segunda-feira, novembro 09, 2009

Vladimir Jankélévitch


Não foi uma "personalidade rara", mas uma "carta" fora de série! Ele acreditou que o "homem é virtualmente ético" e, ao mesmo tempo, entre a expectativa e a esperança, balançou numa nuance longe de ter um registo musical ou estético. Nem o quid, nem o quod, podem salvar um pensamento que empurrou para o mesmo saco: Kant, Kierkegaard, Hegel, Sartre, Bergson... Misturou estética e moral, proporcionando "cacetada" nas profundezas do fosso!

Zás...

domingo, novembro 08, 2009

Ei, eles existem!
"O Bio Guard FRHF, à base de óleo de poliéster, da ANDEROL, foi concebido para facilitar o seu bombeamento (passa os testes Vickers 35VQ 25A e 104C) e reduzir o desgaste dos equipamentos e a formação de depósitos sob condições extremas. Não gera cinzas em silício, cumpre especificações rigorosas de inflamabilidade para lubrificantes industriais, incluindo o Factory Mutual Approval Standard 6930. O seu ponto de inflamação supera os 360º e a sua temperatura de ignição autogénio, os 420ºC. Disponível com viscosidades ISO 45, 55 e 68, o fluído é compatível com elastómeros, juntas e mangueiras, utilizados geralmente para facilitar a mudança. Cumpre ainda os mais conhecidos padrões de biodegradabilidade, apresentando baixa toxicidade aquática, durando 3 a 4 vezes mais que os produtos convencionais à base de óleos minerais. Principais aplicações: exploração mineira, a fundição, siderurgia, plataformas marítimas, etc."
(4º Trimestre de 2006). «Fluido hidráulico biodegradável e resistente ao fogo». Indústria e Ambiente, nº 43, p.59.

sexta-feira, novembro 06, 2009

Pelas técnicas de A. Carlevaro

Sonhos intemporais de um violinista, compositor, professor

Imagem disponível em: http://images02.olx.pt/ui/1/22/69/7201369_1.jpg

Frases pervertidas?

quinta-feira, novembro 05, 2009

Inimigo abstracto:
"- Ô douleur! ô douleur! Le Temps mange la vie,
Et l'obscur Ennemi qui nous ronge le coeur
Du sang que nous perdons croît et se fortifie!"
(in, Les Fleurs du mal, «L'Ennemi»).

quarta-feira, novembro 04, 2009

Para o Sylvester:

Interrupção dos pensamentos com Lacan:

«Na relação escópica, o objecto de que depende a fantasia à qual o sujeito está apenso numa vacilação essencial, é o olhar» (In, O Seminário).

segunda-feira, novembro 02, 2009

Controvérsia II

Há quem diga que a saúde surge como experiência de contraste, mas o que dirão sobre o projecto de "gerar seres" pela inteligência artificial ?

domingo, novembro 01, 2009

Submersa

Luz, luz, onde estás?
Agora que vejo o escuro,
agora que sinto aquele frio sem sentir,
agora que não atravesso o teu olhar,
agora que pensava que brilhavas comigo...
Luz, luz, onde estás?
Será que estiveste comigo
ou estiveste no fundo de um outro oceano?
Até no oceano, por certo, brilhas mais do que um dia brilharei...
Mas quem és tu?
Um dia foste luz
e, neste momento, és vento que não se sente, és luz que não brilha, és amor que não tem coração, és tudo, não sendo nada.
Não és, foste... Hoffnung. (by, Jeune)

Foto "de" Yonaguni.