domingo, janeiro 25, 2009

Pois...como não "dei" Nietzsche durante o curso..deu nisto..Pufff....
Eterno Retorno:
A visão da história da humanidade para Nietzsche parece-me acentar na concepção de um eterno retorno. Deste modo, quando se realizarem todas as possibilidades de combinação dos elementos, tudo se voltará a repetir num novo ciclo. A cultura ocidental, segundo Nietzsche, depois de uma fase de apogeu desde Sócrates entrou numa fase de decadência que a conduziu ao Niilismo, marcado pela ausência de valores (ou até a morte deles), terminando no indiferentismo. Por isto, os valores superiores foram-se substituindo pelos valores dos "escravos", difundidos pelo Cristianismo e consagrados nos regimes democráticos e também a ascensão das classes trabalhadoras. Pode dizer-se que estes falsos valores negam a vida em nome de ilusões (ideais) ou de uma vida futura. Se assim é, a única possibilidade de sair desta fase de decadência seria o homem transformar-se a si próprio, mediante a “mudança” de todos os seus valores, encaminhando-se para aquilo que designou por Super-homem (lembram-se, o homem que fez a travessia do homem pensante racional para o além do pensar...).
Penso que seria interessante pensar na problemática do Eterno Retorno perante uma concepção mecanista dos fenómenos naturais, pois segundo Nietzsche, o Eterno Retorno de todas as coisas, resulta da finitude, do espaço e também das forças cósmicas. As forças cósmicas é que desempenhariam uma competição permanente, produzindo combinações limitadas ao contrário do tempo infinito que faria com que as combinações se repetissem consecutivamente. Contudo, não posso deixar de referir que para suportar o pensamento do Eterno Retorno é preciso ser livre perante a moral e seria o Super-Homem que assumiria o pensamento. Só o Super-Homem pode compreender precisamente como é que o "fatum" é um pensamento exaltante, talvez idêntico ao acaso e à actividade criadora num jogo (divino) para além do bem e do mal.
Posso ainda referir o facto de poder existir (ou não) uma relação entre o Eterno Retorno e a decisão, parece-me que é para impedir que o seu pensamento seja teorizado. (É complicado pensar sobre isto, pois de um modo claro a circularidade do tempo e a decisão não se deixariam conciliar)...

Sem comentários:

Enviar um comentário