domingo, fevereiro 28, 2010

(...)
"walking after midnight"

sábado, fevereiro 27, 2010

Da Morada
Será que sob o carbonizado Jardim de Epicuro pode florescer o Jardim de Lévinas?

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Uma palavra a propósito das Primeiras Jornadas Ético-Jurídicas Sobre a Infecção VIH/SIDA

Pergunto-me como é que o Professor Doutor Rui Neves (um membro da FMUP e CNECV) proferiu: "Ninguém é verdadeiramente livre se não tem as ferramentas para se auto-determinar". Ora, mesmo tendo em consideração o âmbito em que foi emitido este parecer ("A Privacidade numa perspectiva Bioética") e, subscrevendo a sua tese da privacidade dos SIS, também não posso deixar de me espantar com tal pensamento... Numa só asserção: "verdade"/ "liberdade"/ "ferramentas"/ "auto-determinação"! Acredita, efectivamente, que se está a "falar/pensar" em "bioética", ao afirmar, justamente, os "atributos" que levaram à crise do modelo da eficácia médica?!

Saúdo os presidentes do congresso, a comissão científica, a comissão organizadora e a comissão de honra. Foi um evento assinalável!

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Das Recitationes

Consta que as Recitationes apresentam um declínio na literatura latina. Ilustres escritores do império que se esqueceram das questões nacionais... Distinto labor de Polião! Tornou públicas as obras literárias que, no fim, não iam além da adulação!
(hummm - familiar ao ensino superior)

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Verídico II
(A meio da Ponte 25 de Abril)
Informação de um GPS: "Vire aqui à sua esquerda"!
Verídico I
"Hotel oferece serviço de aquecimento humano de camas para hóspedes"

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Pouco "ortodoxo"?

Como é que Os Pixies - a banda - tiveram sucesso se:
1- «pixies» é um diminutivo de «puck»;
2- consta que «os pixies» eram "alminhas" de crianças que morriam antes do baptizado;
3- como se não bastasse: seriam "zarolhos"!

domingo, fevereiro 21, 2010

Paródia interrompida pelo tempo

a) Platão comparava a alma a um par de cavalos;
b) Aristóteles assemelhava "o movimento" ao bloco de mármore do artista...

sábado, fevereiro 20, 2010

Os citrinos que curavam o escorbuto no Salisbury!
Uma ilustração/ brincadeira para relembrar a perspicácia de James Lind ao tornar claro que a morte dos marinheiros britânicos se atribuía "à falta" de vitamina C.

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Evolução natural?

«Se a tromba do elefante ou o pescoço da girafa cresceram, como vemos, por causa da necessidade de ir colher os frutos às árvores elevadas: não é lícito perguntar de que viviam esses animais, durante o longo período que o membro gastou a desenvolver-se? » (Martins, O. (1987). Elementos de Antropologia: história natural do homem (Marinho, J., Pref.). Lisboa: Guimarães Editores. p. 30).

Futuro auspicioso
Sem dormir e sem escrever - vais longe Jeune!

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Carnaval?!

Não entendo, mais uma vez, como é que numa sociedade laica é imposto um feriado de génese católica!!!
Mais uma almofada para tapar a cabeça - pf.!

domingo, fevereiro 14, 2010

Suspirar
«Acontece porém que um tal impossível, imperecível e insaciável élan do desejo ou da vida viva, apenas é possível no absoluto da sua impossibilidade traduzindo-se imediatamente, inscrevendo-se a trair-se, impossibilitando-se portanto, no domínio da possibilidade. No domínio da possibilidade que suspende, interrompe e/ou contraria. Ou revoluciona. E onde constitui um invencível, um absoluto contra-tempo» (Derrida, J. (2003). A Universidade Sem Condição (Diogo, A. A. L., Tard., Bernardo, F., Posf.). Coimbra: Editora Angelus Novus. p. 103.).

sábado, fevereiro 13, 2010

Freelancer Photographer

«Botanical Gardens, Coimbra» by Ricardo Lima

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Dissimetria emocional enquanto "Ela" me vai afogando

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Melodrama?
Lévinas: deixe-me cair na "ausência de qualquer refúgio" (é que nem das "imagens" consigo fugir)...

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Analogia com O Triunfo dos Porcos
Se Paulo Rangel fosse um animal - seria um dos "porcos" supervisores de George Orwell! Comia mais do que os outros e sempre podia dizer: "Todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais do que outros"...

terça-feira, fevereiro 09, 2010

O paradoxo da reflexão
?
Reflexão filosófica ético metodológica?!
Reflexão metodológica ético-filosófica?!
Reflexão ético-filosófica metodológica?!

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Ricoeur na ilha da reciprocidadeCostumo entender "o fascínio" de referenciar Ricoeur a propósito de questões hermenêuticas. Porém, hoje de manhã, enquanto segurava a chávena de café, surgiu-me a seguinte questão: Será que no pensamento ricoeuriano, pensar a dignidade humana, implica uma ideia ontológica?! Rodei a caneta entre os dedos e disse para mim: que senhor incoerente! Então não é que este cavalheiro, herdeiro fiel do pensamento aristotélico, surge a distinguir a ética da moral para atribuir ao âmago da "sua" ética: o desejo de uma vida boa. Mas não se fica por aqui, para construir este desejo há que passar primeiro pela norma moral e, ainda, antes de "sermos" o desejo ético de uma vida boa com os outros, a exigência ética (primeira) está na reciprocidade do reconhecimento… (For God’s Sake).

Imagem disponível em https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0XVLnklxzO-KcY7Ozq6axZN0RoZFEmBuZ3VFLieEKv6TxGzmhbvrIzeIqRbbz3DMm9YMiCQ6jR7XNlmLfk0ClYSD_Cn5MGAPo5A7XRFopOt2C3H3d75yKsO0CYNaZKmOIYpXh5N7tOpc/s400/cartoon+%C3%A9tica.jpg

Never die...

domingo, fevereiro 07, 2010

Universidades Portuguesas
Filosofia Clínica para quando?

sábado, fevereiro 06, 2010

"Powerpuff [friends] girls"
Seguindo o "modelo" indicado, a poderosa amiga Ana Paula Fitas, autora do blog A Nossa Candeia (http://anapaulafitas.blogspot.com/) atribuiu ao Tocando Sem Tocar - o selo "Amigas Poderosas". Um gesto simbólico e motivador de uma outra mensagem "solidária". Por este motivo, dou seguimento ao "selo" conforme a orientação estabelecida: «1ª) Postar o selo com o link do blog que o ofereceu; 2ª) Escolher 5 amigas poderosas e avisá-las; 3ª) Completar a frase: "Sou poderosa...." ».

Realizada a 1ª orientação, segue-se a nomeação das 5 Poderosas (no meu caso 4):

How Many Am I - do blog: http://howmanyami.blogspot.com/

Leonor - do blog: http://outrosentido.blogs.sapo.pt/

Liete Alves - do blog: http://obairroondemoro.blogspot.com/

Raquel Crusoé - do blog: http://raquelcrusoe.blogspot.com/

Por fim, a 3ª orientação: Sou "poderosa" (não me identifico com a expressão), se for "consciente" da vulnerabilidade do meu "não poder".

Chips DNA
Qual o verdadeiro interesse da empresa Affymetrix?

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

O regresso do PSD a Talcott Parsons?

"O PSD quer que a Comissão de Ética do Parlamento ouça o Sindicato dos Jornalistas (...)" (in, http://www.tvi24.iol.pt/politica/ferreira-leite-psd-escutas-jornalistas-etica-tvi24/1137121-4072.html). Será que este pedido deseja construir laços de comunicação? "Direito" na sociedade, ou usufruir do "Direito" como um meio de comunicação simbolizado? Incrível, tentar justificar/sustentar/garantir uma autonomia do Direito por meio de uma falácia naturalista (a autonomia das normas jurídicas), de modo a atestar o: "Exercício de liberdade de expressão em Portugal". Não sei porque é que a Senhora Leite não faz uma vénia a H. Kelsen, dado que: ignora a "justiça"; autonomiza o sujeito pela estrutura axiomática-dedutiva e, ainda, restringe a "lei", a um "modelo de lei" imperativo.

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Star Star Star

Gato, não tenhas medo!risos

A primeira de muitas...

«Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República» http://www.centrodedireitobiomedico.org/node/117

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

"Killing Moon"

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Déjà vu?
Aunt Sally's Dream Book

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Lacan no "Pas-au-delà"

Recomeçando no retorno a Freud, enlaçando Lacan no "pas-au-delà" de Derrida. Sensação desperta no movimento hiperbólico; imperceptível a procura de um "inconsciente" organizado - estruturado conforme uma linguagem radical, perdido pela dimensão aporética de um real impossível, possível por uma retórica do inconsciente...